• Ultimas cenas

    domingo, 5 de fevereiro de 2017

    Texto da Semana- Carta de uma criada Por Cláudia Cassoma

    eu queria escrever-te outra carta amor,
    uma que exibisse essa dor
             que me livrasse desse calor
    uma carta que dissesse dessa falta impensada
                                                 desse agora reduzido à nada
                                                 dessa saudade que me abraça

    eu queria escrever-te outra carta amor,
    uma carta que revelasse o meu querer
                         que mostrasse a minha dor por te perder
                          que te convencesse que não foi meu querer
                          que falasse do ZIMBO que agora sou
                                                 do mau amor que à outro dou

    eu queria escrever-te outra carta amor,
    uma sobre o nosso colóquio
    carta de lembranças de ti
               dos teus olhos negros como loengo
              dos teus lábios doces como os filhos do mamoeiro
              do teu peito ampliado nas duras tardes com o cafezeiro
              (o actual SENHOR do meu útero)
              causante do cabuloso adultério

    eu queria escrever-te outra carta amor,
    que voltasse à memória os nossos tempos
                                                         nossas noites sobre as lousas dos meus velhos
    entre os cantos do acastanhado rouxinol
    ardentes pelo romper do sol
    e as cinzas que nos deixou o depois

    eu queria escrever-te outra carta amor,
    escrevê-la sem palavras alheias
                        sem impressões da mulata que abrevia minhas idéias
                       sem os amassos do criado que a faz lixo
                    e sem o calor do gari que nos acolita

    eu queria escrever-te outra carta amor,
    que a não lesses sem prantear
    que te levasse além do meu falar
    que entendesses as estampas entre as alíneas
    que mesmo sentado perto de uma vínea
                                                                                     ouvisses a mais alta nota do meu pentagrama
    uma carta que declarasse nula qualquer outra

    eu queria escrever-te outra carta amor,
    uma carta que te levasse o plangor que excarcero
    uma carta que o céu e os oceanos
                        que o calor e as correntes
                         que as terras e os navios
                                                                           pudessem entender
    para que se o eco desse plangor se desviasse
    as fortes ondas
    exoráveis pelo nosso cruciante viver
    levassem entre o suor dos outros contratados
    com gotas levantadas pelo compadecido maremoto
    as palavras magoadas da carta que queria escrever-te amor

    eu queria escrever-te uma carta...

    mas ah meu amor
    a mulata se ausentou
    e eu não sei compreender
    por que é, por que é, meu bem
    que tu não sabes escrever
    e eu — Oh! Desespero! — Sou iletrada também
    Foto retirada do Google
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 comentários:

    Enviar um comentário

    Item Reviewed: Texto da Semana- Carta de uma criada Por Cláudia Cassoma Rating: 5 Reviewed By: João Sessa
    Ir para o Top