• Ultimas cenas

    domingo, 15 de julho de 2012

    Nigga Hélder “Biografia”

     

     

    Nome de Registo: Hélder Miguel Daniel de Sousa

    Rapper, diretor e editor de imagens, Nascido ao 15 de Agosto de 1988 no bairro Marçal (Luanda-Angola)

     

    Desde muito cedo foi influenciado a gostar de Hip-Hop (rap) pelo seu primo mais velho que fazia rap naquela época nos anos 90, começou a ouvir 2pac, Notorius, Bone Thugz and Harmony, Onyx, Snoop Dogg, Ssp, Black Company e muito mais.

     

    A paixão de fazer rap começou quando ele e um grupo de colegas no festival de sua escola emitam SSP, ele fazendo-se passar por Big Nelo, gostou da sensação de estar enfrente a muita gente e demonstrar as suas habilidades, mesmo estando imitando alguém.

    Nas pequenas rodas de Freestyle não conseguia entrar, e quando entra-se cantava versos de músicas consagradas. Tudo muda quando em 1999 vai estudar na escola Njinga M’band, ali a coisa era mais séria, rappers fortes e com grandes habilidades, motivado por Amoule (R.I.P) foi o seu primeiro mentor, mostrando e ensinando-lhe como deve entrar, estar e aguentar-se numa roda de Freestyle.Ganhando habilidades forma o seu primeiro grupo Family Njinga, composta por rappers estudantes da mesma escola, foi apelidado por Black Monick A.K.A Nigga Hélder, já fazia rap de verdade, e detendo uma grande capacidade começa a gravar várias músicas em cassetes com o seu companheiro Vírus (DMV), Amadeu e Silas, isto no Marçal.

    Em 2002 e convidado a fazer parte de uma colectânea de rappers, pelo Dj Revolution, na mesma foram convidados grandes nomes do Rap Street daquela altura como, MCK, D´mage Mc, Flow Masta, Chief K, Flechas, e muito mais.

     

    Foi ali que conhece Fenómeno, que também fazia parte da colectânea, na época Fenómeno rapper e produtor residia em Portugal, trouxe alguns beats e mostrou a Hélder e Chief K, estavam a trabalhar para uma música que iria fazer parte da colectânea intitulada “Atenção Mcs”, produzida por Dj Revolution.

     

    Fenómeno gostando do skill de Hélder formam o grupo BigFam e a produtora Fenomenal Produções com Indiro P e Subversivo, só que as coisas não andavam direito porque Fenómeno residia em Portugal, enquanto isto Hélder não parava, estava sempre em shows, Freestyle e Beefs.

     

    Ajudado por Dj Mania, grava a sua música “Rico ou Pobre”, e começa a pensar em um single promocional.

     

    Foi-lhe apresentado o programa Movie Maker, começa a editar imagens e fazendo pequenos vídeos caseiros e alguns slide shows.

    Também foi B-Boy, formando o grupo Lil Dance composto por, Usher, Dmv seu companheiro de infância no rap, Asna e Edgar, o grupo foi um sucesso de dança, tendo contratos de dança com Nayara Maffia, Dani e Abdiel, e a grande estrela Anselmo Ralph e muito mais.

     

    Mesmo dançando continuava a cantar, e a editar imagens, após um fracasso no médio (Puniv-Central) reprova no último ano, não conseguindo conciliar, estudo, dança, vídeos, deixa a dança e aposta sério na música e vídeo.

     

    Muda-se para o Golfe 2 onde reside atualmente e aposta de verdade na música e vídeos, Conhece CMC, rapper e produtor da produtora Black ink, fechando um acordo de cuidar de todos os vídeos do mesmo cantor, e em troca, produções e direção de músicas. Vai muito longe disto que quando assustou já estava dentro da mesma produtora Black Ink, como cantor e diretor executivo de imagens da mesma produtora.

     

    Possui várias músicas mais as de estreia são “Tó Kom Ilusão” e Minha preta, tendo produção de CMC, e participação do mesmo e Lil Kiss, não tendo ainda projeto de álbum mas sim várias mixtapes de introdução neste rap game.

     

    Nigga Hélder – 1988/2011 (Descanse Em Paz)

    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 comentários:

    Enviar um comentário

    Item Reviewed: Nigga Hélder “Biografia” Rating: 5 Reviewed By: João Sessa
    Ir para o Top